Galera tudo bem? Eu já tinha comentado que não iria postar mais sobre essas votações no blog e em minhas Redes Sociais, pois sei da polêmica que gera e que não é nada agradável! Há quem diga que seja sim, pois é interessante discutir e ver outras opiniões diferentes das nossas não é mesmo?
O fato é que desde a votação da DJ MAG, onde elegeu Dimitri Vegas e like Mike como os “melhores” DJs do mundo, houve uma repercussão muito grande e negativa sobre a “validade” destas votações!
Bom, todos sabem que na música eletrônica existem vários sub gêneros, vertentes, grupos (chamem como quiser) e todos possuem “ou eram para possuírem” a mesma função: Levar música para seus fãs independente do DJ, estilo, balada, festival que existir, a música existe para unir e somar estilos e cultura e não para classificar e tentar causar alguma discórdia!
Eu não me lembro muito bem de outras votações ha cerca de 5 anos ou mais causarem tanto burburinho nas Redes Sociais, (acho que eram levadas mais a sério) onde pessoas e formadores de opinião eram convidados para votar e eleger não o DJ mais “bonito” “popular” ou que toque em todos os estados do Brasil, mas sim, aquele que tinha realmente dado algo em troca para a música, aquele que tenha se destacado no mercado e valorizando a cena!
Hoje, sorteios, prêmios, brindes (alguns falam em até $$) são usados para “comprarem” votos, param você na balada com um tablet sem nem ao menos perguntarem se vc conhece o trabalho do DJ e por alguns mimos, fazem vc votar e eleger o cara! Isso prostitui! Prostitui o mercado, o DJ, a revista e claro, nós! Público que era pra ser um formador de opinião e dar o devido reconhecimento a quem merecia!
Deixando o desabafo de lado, só queria deixar em destaque o crescimento da cena Underground na votação e topo do ranking da HouseMag neste ano, com Alok em Primeiro (Bi campeão na votação), Vintage Culture, que ficou em 6º lugar no no passado e conseguiu “subir” sua posição para segundo em 2015 em que na minha opinião era o grande merecedor deste prêmio, por apresentar vários trabalhos incríveis que tiveram destaque mundial, além de estar presente nos melhores festivais e clubes Nacionais em tão pouco tempo de carreira, mostrando que ainda tem muito o que mostrar!
Em terceiro lugar, Felguk que estão sempre no topo por serem “ícones” e terem um nome muito forte no mercado Nacional e Internacional para a música eletrônica!
A lista segue com Victor Ruiz, Ftampa, Gabe, Renato Ratier, Illuzionize ( ficou em 8º mas teve um grande crescimento neste ano tb), Volkoder em 9º , Chemical Surf em 10º e DashDot em 11º… Onde a maioria destes Djs se destacam hoje pelo seu som e vertentes do Underground, mostrando que o estilo que já existia a um bom tempo se reformulou e vem conquistando cada vez mais um público fiel e antenado com novos mercados!
Confira a lista completa: https://www.facebook.com/HouseMag/