E ae galera tudo bem? Todo mundo sabe que a música está presente em todos os nossos momentos, sejam bons ou ruins ela ajuda e nos inspira em várias situações!
E pensando nisso, A Deezer, em parceria com o psicólogo esportivo Dr. Karageorghis da Universidade de Brunel de Londres e com o time de rugby Northamption Saints e o jogador Ben Doden, fizeram uma pesquisa sobre a influência da música na performance de atletas e descobriram o poder dela no aumento de desempenho dos profissionais submetidos a diversas atividades físicas.
Pesquisa revela que a música certa na concentração ou treino pode melhorar a performance de atletas
A música é uma ótima maneira de regular ou modular o humor. Ela pode aumentar sentimentos positivos como vigor, felicidade e emoção, enquanto, ao mesmo tempo, reduz os sentimentos negativos, como tensão, depressão, raiva e fadiga. Todos podemos usar a música para diversas coisas, como para diversão, relaxamento, celebração ou mesmo concentração. A Deezer, serviço global de streaming de música, convidou o jogador inglês de rugby Ben Doden do time Northampton Saints e o psicólogo esportivo Dr Costas Karageorghis da Universidade de Brunel, localizada em Londres, para examinar a relação entre a música e o desempenho esportivo. O Dr. Karageorghis lançou o livroApplying Music in Exercise and Sport – Aplicando a Música no Exercício e no Esporte – revelando a ligação entre a música e o esporte.
Dentre os principais resultados, pode-se afirmar que a música é extremamente eficaz na motivação dos atletas quando submetidos a uma atividade física. Ouvir uma playlist motivacional personalizada pode fazer uma atividade física de longa duração parecer mais fácil, ao mesmo tempo, foi observado que o humor pode ser melhorado quando uma pessoa escuta música durante o período. Isso acontece porque a música pode reajustar a atividade elétrica no cérebro permitindo que os efeitos prejudiciais da fadiga sejam diminuídos nos músculos trabalhados. Em âmbitos gerais, as pesquisas revelaram que a música pode aumentar o desempenho durante o esporte e exercício, ajudando a pessoa a entrar em um estado psicológico onde os movimentos são mais fluidos e graciosos, e a experiência mais gratificante.
Como parte do experimento, o jogador Ben foi submetido a uma série de testes científicos a fim de determinar como a música que ele estava ouvindo através da ferramenta de trilha sonora personalizada gerada por uma combinação algorítmica da Deezer, o Flow, teve influência direta no seu desempenho físico e emocional durante o exercício. Os testes incluíram medida de força, treinos de obstáculos, corrida em esteira e extensões de pernas, relacionados com a absorção de oxigênio, ondas cerebrais, percepção de esforço, humor, motivação, excitação e foco atencional.
Por meio da bateria de testes realizados, o Dr. Costas Karageorghis mostrou que o Flow aumentou o nível de ativação de Ben em 1 ponto. Em uma escala de pontos, este é um aumento significativo, pois demonstra como a trilha sonora gerada pelo algoritmo melhorou a performance do atleta frente ao teste realizado sem música.
Durante um ensaio de dinamometria manual, Ben atingiu 59,0 kg sem música e 76,1 kg com música. O atleta foi capaz de exercer 17,1 kg de força a mais ao ser submetido ao Flow da Deezer. Com um aumento de desempenho de 29 por cento neste teste específico, a música é inegavelmente eficaz em motivar atletas para uma atividade física. Dr. Costas Karageorghis afirmou também que Ben parecia responder particularmente bem com o estímulo musical, já que seu ganho de força com a trilha sonora personalizada foi muito superior a outros atletas que realizaram o mesmo teste.
O desempenho atlético de Ben foi avaliado na Brunel University de Londres, com resultados se provando conclusivos. Por exemplo, durante um teste de repetição de extensão da perna, ouvir música reajustou a atividade elétrica no cérebro de Ben, permitindo diminuir os efeitos da fadiga e proporcionando-lhe maior controle de sua musculatura. Ben também foi 6 por cento mais eficiente na esteira quando submetido a música – especificamente ‘Forever’ de Drake (Kayne West, Lil Wayne e Eminem) – significando que ele precisou consumir menos oxigênio para realizar a mesma quantidade de exercício. A série de testes indicou que o desempenho pode ser aumentado em quantidades significativas quando se escuta o tipo certo de música e isso ocorreu em uma ampla gama de atividades físicas.
“Não é coincidência que muitos atletas profissionais usam a música como parte de sua preparação antes de caminhar para o campo, para o ringue ou para a pista. Música pode desempenhar um papel seminal em ajudar os atletas a descobrir que uma polegada extra ou uma fração de segundo será crucial para o seu desempenho. O trabalho que estamos fazendo com a Deezer está levando as coisas a um nível totalmente novo em termos de trazer maior compreensão de como os atletas podem usar a música encontrar seu Flow.” afirma o Dr Costas Karageorghis
“Foi uma experiência bastante incrível e provou que a música tem uma influência significativa sobre o desempenho. A capacidade de encontrar o seu Flow e atingir um estado mental e físico que proporciona melhor performance é extremamente valioso. Para um atleta olímpico, poderia ser a diferença entre ganhar uma medalha ou perdê-la.” finaliza o Head de Editorial & Conteúdo da Deezer, Roman Tagoe.
Ben admite que música é a única coisa que faz com que ele fique pronto, e é uma série de faixas que servem para prepará-lo mentalmente para o treino e jogos.
O Flow da Deezer é uma ferramenta de trilha sonora personalizada que mistura todas suas faixas favoritas e novas recomendações em um fluxo constante, baseado em um algoritmo intuitivo, proprietário e criado por pessoas que amam a música.