Após o grande anúncio do show “1985: A HOMENAGEM”, que acontece no Palco Sunset, no dia 09 de setembro, com os artistas Ivan lins, Elba Ramalho, Blitz, Alceu Valença, Pepeu Gomes, Luisa Sonza, Liniker, Agnes Nunes, Xamã e Andreas Kisser, o Rock in Rio lança a campanha “Acreditamos no sonho”, em comunicação criada pelo A-LAB e Artplan, ambas empresas do Grupo Dreamers, do qual o Rock in Rio faz parte.
A campanha, bem como a ideia do show, nasce da percepção de uma profunda relação entre as duas edições do festival: assim como em 85, o Rock in Rio 2022 nasce em meio a uma expectativa e ansiedade gigantes por parte do público pela abertura de portões. Se em 85 o desejo era de celebrar a reabertura política, em 2022 o anseio é por podermos vivenciar novamente a vida ao vivo, após 2 longos anos de reclusão causadas pela pandemia.
À luz disso, nasce a ideia criativa: a de uma carta do Rock in Rio 2022 — mais maduro após 37 anos de uma jornada de sucesso, para o Rock in Rio 1985 — que estava nascendo, lembrando a ele que “O começo não foi nada fácil, mas valeu a pena sonhar”. A mensagem principal? “Acredite no sonho”.
Não é só o festival que sonha!
Ao longo destes 37 anos, o Rock in Rio coleciona histórias marcantes dos fãs que estiveram presentes em uma ou mais edições do festival, seja no Brasil ou em Lisboa, em Madri ou em Las Vegas. “O Rock in Rio já foi palco de pedidos de casamento, de encontros com grandes ídolos da música, de momentos em que foi possível assistir aos shows enquanto jovens e, depois, junto dos filhos. O Rock in Rio já ouviu milhões de vozes roucas compartilhadas entre amigos e viu nascer novas amizades e até casamentos. São muitos os sonhos que já foram sonhados e vividos por cada um dos nossos fãs, que dividem esta jornada com a gente. E por isso mesmo queremos convidar todos os fãs do festival a sonharem novamente com a gente, a mergulharem em seus sonhos e a ver o impacto disso nas nossas vidas” conta Ana Deccache, diretora de Marketing do Rock in Rio.
“O Rock in Rio é feito de pessoas para pessoas e essa campanha busca trazer de volta toda a emoção de 1985, na época que Roberto Medina, o criador do festival acreditou no seu sonho e, sem ter real dimensão do que aquele projeto viria a se tornar para a sociedade, transformou a vida de muitas pessoas”, complementa Ana.
A campanha fará um contraponto entre a primeira edição de 1985, ano de nascimento do festival, e hoje, lembrando dos desafios superados de lá para cá e o fato de o Rock in Rio ter mantido acesa a chama de seu sonho. “Para ilustrar o caminho que percorremos até aqui, propomos uma conversa entre a primeira edição e a atual. Então, pensamos em escrever uma carta de 2022 para a de 1985 com o objetivo de mostrar que, para vencermos todas as barreiras, basta que acreditemos no sonho”, explica Gabriela de Carvalho, diretora de atendimento do A-Lab.
Para a edição de 2022, tanto a organização do Rock in Rio quanto o público aguardam o grande dia da retomada, da volta à vida após um longo período de dois anos de pandemia. Celebrando esse momento histórico, o maior festival de música e entretenimento do mundo ainda lança um desafio na plataforma de vídeos TikTok para convidar os fãs a resgatarem memórias, compartilhando sonhos vividos ou ainda os que querem viver no festival. Com a hashtag #MeuSonhoRockinRio, aqueles que trouxerem os sonhos com mais emoção e criatividade, concorrerão a 50 pares de ingressos para curtir a maior e melhor edição de todos os tempos do Rock in Rio, que começa dia 2 de setembro de 2022 no Parque Olímpico.
O challenge acontece de 22 a 27 de março dentro do aplicativo e os vencedores serão anunciados no dia 04 de abril. É importante lembrar que esta ação traz uma oportunidade imperdível de garantir um ingresso para o evento que na venda do Rock in Rio Card, no ano passado, vendeu todos os bilhetes em 1h28 e, na venda para clientes Itaú e membros Rock in Rio Club, no último dia 17, esgotou todos os bilhetes também em um tempo recorde de 2h27 minutos.
“Em um segundo momento, vamos continuar com a conversa, desta vez convidando as pessoas a viverem novos sonhos no Rock in Rio 2022. Afinal de contas, o dia do reencontro está chegando e, quando os portões abrirem, queremos proporcionar a sensação daquele abraço longo e apertado que tanto esperamos”, complementa Betoca Jencarelli, head de criação do A-LAB. Como pano de fundo, a campanha terá imagens da Cidade do Rock, dos encontros do Sunset, da força do Espaço Favela, da energia da New Dance Order, do clima mediterrâneo da Rock Street, a Amazônia contemporânea da Nave e do mundo do Uirapuru.
A campanha será veiculada em tv aberta e fechada, cinema, jornais, OOH, internet, rádio e redes sociais. O filme da campanha poderá ser conferido aqui:link do filme. A abertura oficial das vendas de ingresso para o público geral acontece a partir do dia 05 de abril, às 19h, no site rockinrio.ingresso.com.
Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma geração e promover experiências únicas e inovadoras. Em 1985, o evento foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais. Batendo recordes de público a cada edição e gerando impactos positivos nos países onde é realizado, se consagrou como o maior festival de música e entretenimento do mundo. Consciente do poder disseminador da marca, hoje o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável.
A internacionalização da marca começou por Portugal, Lisboa, em 2004, onde o evento acontece até hoje, seguido por Espanha (Madri) e pelos Estados Unidos (Las Vegas). No Rock in Rio, os números não param de crescer. Pelas Cidades do Rock já passaram mais de 10 milhões de visitantes nestas 20 edições. Em 37 anos, o festival ganhou o mundo e tornou-se um verdadeiro parque de experiências, mas muito além disso, cresceu e ampliou a sua atuação, sempre com o olhar no futuro.
Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, o Rock in Rio preza pela construção de um mundo melhor e se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Desde a primeira edição, já gerou 237 mil empregos diretos e indiretos e investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros.
Sobre o A-Lab
Unidade de negócio criada para experimentar linguagens, misturar profissionais de perfis variados e encontrar novas formas de gerar resultado por meio de conteúdo. A iniciativa, que tem a liderança do diretor executivo, Ronaldo Martins, e do diretor de Storytelling e Inovação, Luiz Telles, cria narrativas a partir de monitoramento de conversas e contextos às marcas para as quais trabalham. O A-Lab surgiu de um mapeamento em que foi identificada uma grande oportunidade de mudar a forma de conceber e produzir conteúdo. Desde então, são considerados os content lovers do Grupo Dreamers.
Sobre a Artplan
Desde 2006 sob a liderança do presidente Rodolfo Medina, a Artplan é a maior agência brasileira com capital 100% nacional, atuando como hub de soluções de comunicação aos seus clientes. Possui cerca de 370 colaboradores, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro (ambos liderados pelo sócio e CEO Antonio Fadiga) e Brasília (com Duda Moncalvo na Diretoria-Geral). Em 2019, a Artplan saltou da décima para a sexta posição no Ranking de Agências, da Kantar Ibope Media. Avaliada em quarto lugar como Agência do Ano pelo mercado publicitário (Scopen 2018/2019), a Artplan tem sido destaque na liderança de Novos Negócios, nos últimos cinco anos. Certificada, seis vezes, pelo Great Place to Work, como uma das melhoras empresas para se trabalhar, a Artplan foi também considerada, pela revista Campaign US, uma das dez agências criativas independentes mais sexy da América Latina.
Sobre o Grupo Dreamers
Liderado pelo Presidente Executivo Rodolfo Medina, o Grupo Dreamers é composto pela Artplan, maior agência de publicidade com capital 100% nacional do mercado; Rock in Rio, maior festival de música e entretenimento do mundo; Dream Factory, uma das principais empresas de entretenimento do Brasil; agência Pullse, especializada em varejo; Easy Live, o maior provedor de entretenimento e experiências para o mercado de fidelidade no Brasil; Game XP, maior evento gamer da América Latina; Musicalize, plataforma focada em melhorar experiência dos consumidores e das marcas em shows de música; A-Lab, laboratório de conteúdo, cujo foco é experimentar linguagens e encontrar novas formas de produção; NOW, unidade de negócio real time management, voltado para grandes momentos de marca, que usa a inteligência de dados para a produção e gestão de conteúdo; FUN, primeira consultoria do país com foco em construção de plataformas de marca 100% ancoradas em Branded Entertainment; Aceleraí, plataforma de comunicação compartilhada inédita no mundo, que se conecta com micro anunciantes regionais e oferece uma operação de varejo em um minuto; pela recém-lançada 1.2.3.5.8, sistema de marketing de valor compartilhado, que desenvolve projetos de impactos sociais para marcas, somados à entrega de conteúdo transversal; Convert, unidade de Digital Business e Performance como uma possibilidade que vai além do lead, já que a sua missão une dados, negócio e tecnologia; Next, agência de comunicação focada em anunciantes de médio porte e que oferece soluções ágeis com o objetivo de amplificar resultados; V4 Company é uma franqueadora especializada em potencializar vendas regionais, usando plataformas de mídia; Dreamers Village, aceleradora e incubadora de startups e SOMA, Central de Serviços Compartilhados, que tem o objetivo de implementar processos mais simples, organizados e eficientes em seus clientes internos e externos. A holding conta, ainda, com Roberto Medina na presidência do Conselho.