Por Nicolle Prado
Quando o assunto é Organic House, podemos dizer que DOT tem se apresentado como um diferencial, com grande potencial de se tornar um dos representantes das linhas mais brasileiras do gênero. Essa premissa se reafirma ao analisarmos os seus últimos meses, que vem sendo bem agitados, com apresentações em festivais importantes como o do MITA e o Doce Maravilha, onde dividiu line-up com alguns ídolos da música brasileira como Gilberto Gil e Caetano Veloso, até uma sequência de relevantes lançamentos, se encaminhando agora para o sexto do ano, que reflete com exatidão essa jornada musical
O trabalho em questão é o EP “Dreams of Rio”, que chegou às plataformas no dia 24 de agosto, abraçado pela Sonido Profundo. Com uma grande paixão pela cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro e toda sua musicalidade e cultura plural sempre foi uma grande inspiração para o artista que, junto com a fusão de experiências distintas – ao redor do mundo –, criou uma identidade sonora pontual e que transmite toda a sua bagagem. Com este novo lançamento, não é diferente.
Composto por três músicas, “Dreams of Rio” surgiu graças a um sonho de Day Out of Time, que tinha como cenário a cidade nos anos 50 e uma bela trilha sonora, agora compartilhada com o mundo através da canção “Sunset In Rio”. A composição foi criada em 2019 e, a partir dela, se originaram duas outras versões, “Sunrise In Rio” e “Twilight In Rio”, que juntas dão vida à uma trilogia a ser apreciada ao decorrer do dia.
Essa jornada inicia ao nascer do sol, com os primeiros raios solares despontando no horizonte; para criar essa ambiência, DOT apostou em uma melodia progressiva, com synths que crescem pouco a pouco, assim como a raiar do sol que domina o céu lentamente até atingir o ápice, neste caso, com novos elementos se revelando, como linhas de teclas, beats sutis e pads sublimes.
Na sequência, sentimos a brisa do mar tocar a pele e a sensação de paz que só aparece quando estamos com os pés na areia; “Sunset In Rio”, a faixa que deu início ao trabalho, torna essas emoções palpáveis através do som, seja pelas encantadoras notas de piano ou pelos doces acordes. Essa atmosfera se intensifica em “Twilight In Rio”, a mais dramática das faixas e a finalização perfeita para essa viagem sonora reflexiva, já que seu arranjo se torna mais minimalista, evidenciando ainda mais os sentimentos por trás de cada elemento.
Confira:
Siga DOT no Instagram.