Por Nicolle Prado
Curitiba tem reconhecimento pela sua ampla diversidade cultural e segue a mesma premissa quando o assunto é música eletrônica. A capital paranaense foi uma das primeiras cidades a abraçar a dance music e incorporá-la ao seu estilo de vida, tendo uma história e ligação profunda com esta cultura. Não é à toa que é atualmente um dos principais pólos do país, acolhendo uma variedade de clubs, festas, escolas de DJs e uma educação musical que resultou em um público apaixonado pelo universo eletrônico.
Desde 1990, quando a cena iniciou por lá, Curitiba vem expandindo a abrangência da dance music até o ponto em que se encontra hoje, no qual é possível encontrar as mais diferentes vertentes, do underground ao mainstream, abrindo espaço para que todas tenham seu lugar ao Sol. Mas, ao longo dos últimos anos, um estilo em específico tem se consagrado, revelando ao país que a cidade tem um apreço pelo Minimal e Deep Tech.
https://www.instagram.com/p/Cjx3bEEOVfJ/
Sendo um gênero bem consolidado por lá, não é incomum que artistas dessas vertentes se destaquem nacionalmente. Recentemente, um nome que vem crescendo gradualmente e se tornando uma revelação é Samir, jovem talento que, com pouco tempo de carreira, já conquistou big names e labels renomadas, cravando seu nome como uma aposta dessa nova geração de DJs e produtores.
O curitibano conta que a cidade teve um papel importante no desenvolvimento de sua sonoridade: “Curitiba é sem dúvida um polo nacional quando o assunto é música eletrônica, é recorrente que grandes artistas saiam daqui, acho que isso se deve muito pelo fato de termos grandes clubs como reverências e grandes festivais também, temos oportunidade de ver grandes artistas se apresentarem por aqui e isso influencia muito na cena local”.
Com quatro anos na discotecagem e três na produção, Samir tem construído uma carreira brilhante, saindo da capital e alçando vôos altos. Mas ele não é o único curitibano que tem se destacado por talento e técnica impressionantes. Outros jovens artistas vêm representando a cidade, como é o caso de Simas, guerrA. e Akattane. Mas Samir ainda diz que há muitos nomes que realizam um trabalho surpreendente e devem estar no nosso radar.
“Mäff, Urbano, Linkage, Freenzy, Gabss, nevvA, Annavoig e nosso garoto prodigio Duu Ramo$ e muito mais, falar alguns nomes soa até estranho, pois tem muitos bons produtores e DJs pra ficar de olho”, conta.
Hoje, é possível enxergar com muito mais clareza a influência curitibana na cena nacional, e a importância de ter um local que difunde tão vigorosamente a cultura clubber, impactando o todo. Mas esse feito não é de hoje; há anos Curitiba exerce esse papel de incubadora, despertando novos talentos. Kaká Franco, Gromma e Albuquerque são alguns dos nomes que saíram da cidade e conquistaram o Brasil e o mundo e, claro, abriram caminhos que esta nova safra vem trilhando a mantendo o legado.
Acompanhe Samir no Instagram.