Um dos grandes nomes da música eletrônica contemporânea, o brasileiro Lukas Ruiz – conhecido na cena como Vintage Culture – lançou ontem (03/07) o primeiro single de seu aguardado álbum de estreia.
“Fallen Leaf”, fruto de parceria com o duo italiano Fidelis e participação do britânico Be No Rain, chega ao mundo em videoclipe dirigido por Gabriel Novis, com direção criativa de Famke Van Hagen e produção da MyMama Entertainment, que entre outras obras no universo musical assina a série The Beat Diaspora juntamente com Kondzilla.
No videoclipe, Novis faz um paralelo entre o ritmo acelerado e frenético da música com a evolução exponencial da tecnologia, explorando a ansiedade social ante as possibilidades distópicas de um mundo governado por inteligências artificiais. O cyberpunk está presente não apenas como referência estética, mas como insinuação à rebeldia, à necessidade de fazer frente a uma inteligência que, desregulada, não se pode controlar ou assimilar. Em jogo está a própria natureza humana. Seremos consumidos pelo mundo digital, ou vamos usá-lo em nosso benefício?
Sobre o desafio de transformar em filme a sonoridade única do Vintage Culture, o diretor Gabriel Novis é categórico: “A música é tão visual que, automaticamente, desperta um roteiro, uma imagem. Foi muito fácil desenvolver o filme para a música, um grande mérito do artista em fazer sons que são tão visuais”, explica Novis.